quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

cheiros de Natal

Quando era criança, o Natal era mesmo mágico e também de paz, eu acreditava que o menino Jesus descia pela chaminé da cozinha, e deixa-me sempre um prenda no sapatinho. As prendas que deixava, nunca eram excessivas, sempre havia um chocolate, umas meias, um casaco, e um brinquedo, mas o que realmente era bom, era o cheiro a Natal e a azafama de fazer a lapinha ou presépio, que só naquela noite era construido; papel grosso de bacalhau, vieux chêne, purpurinas e caixotes velhos; moldava-se uma gruta e montanha, pintava-se e depois de sêco, distribuiam-se as figuras do presépio, e ia sendo decorado ou preenchido com cabrinhas e musgo; "cabrinhas" uma espécie de feto, que dá nas rochas, e nos espaços vazios punha-se fruta: laranjas, tangerinas, maçãs, e tudo isto misturado ao cheiro do ananás, da manga e das anonas e dos bolos feitos com mel de cana e especiarias....Ah é verdade, e tinhamos direito, sempre que quisessemos ir buscar uma peça de fruta à lapinha... Pois era na noite de Natal, porque na minha terra, o que vale mesmo é dia de Natal, não se faz consoada, e mais uma coisinha e também se estreava a roupa. Ai! como os tempos mudaram, meu menino Jesus......... Mas, o que realmente me falta é uma ida ao mercado dos lavradores e os cheiros do natal, que normalmente preencho fazendo um bolo familia, que dura normalmente até aos reis.......Ainda não fiz o bolo, mas vou fazer e amanhã deixo-vos uma receita, para quem quiser experimentar e gostar de coisas mais exóticas e diferentes... Já lhe sinto o cheiro........

2 comentários:

Anónimo disse...

minha amiga bruxinha, minha grande amiga. fez-me crescer água na boca e até nem aprecio muito o natal. trocas programadas, pre-organizadas, sem noção do verdadeiro prazer de dar. dá-se, tem que se dar alguma coisa, senão parece mal. não funciono assim. prefriro não dar, a dar por dar. o prazer de escolher para a, para b ... é bom escolher e saber que vão gostar. o tempo é curto para tantas escolhas. além de mais, a minha organização desorganizada, faz-me faltar sempre alguma coisa de última hora.
minha grande amiga, que passou o último natal comigo e este ano me troca por outra companhia. faz muito bem, quem me dera fazer o mesmo. beijos e muito calor lá pela estrela.

Noz Moscada disse...

eu o ano passado estava sozinha, é verdade, la desterrrada no Minho, e passei a noite de Natal sozinha, mais por opção, que por obrigação, mas no dia de Natal houve alguém que me raptou e ai fui eu......obrigada, foi muito bom, as mudanças tinham sido dificeis, e é bom saber-se que não se está sozinho.....
Aliás, aminha ida para o Minho, foi boa a todos os níveis, mas também, houve surpesas ao nivel das amizades......esta é uma delas, encontrei uma amiga a sério, coisa rara nos tempos que correm...obrigada Luisa.
Há os que me visitaram, os que prometeram que iam e nunca foram e também os que simplesmente deixaram de dizer alguma coisa....
Mas tudo bem....
Bem haja, a todos....e Bom Natal o que para alguns significa muito mais um bom repasto.....bom apetite, melhor dizendo.....
Assim seja

Noz moscada e Canela

Noz Moscada Parte utilizada: sementes

Sabor: Picante e quente Estimulante, digestivo, em doses elevadas é narcótico.

A flor da noz moscada é afrodisíaca e pode ser usada em casos de impotência.

Indicada na má absorção, dor abdominal, diarréia, gases, insônia. É um dos melhores medicamentos para acalmar a mente.

Receitinha Pele manchada e espinhas: fazer uma pasta misturando açafrão, noz moscada e leite.

Canela Parte utilizada: casca

Sabor: Picante, doce, quente.

Eficaz para fortalecer e harmonizar o fluxo sanguíneo. Indicada na inapetência, náuseas e vômitos. É diurética e estimulante do sistema nervoso.

Receitinhas Flatulência e má digestão: misturar gengibre seco, casca de canela e cardamomo em pó e triturar. Ingerir 1 a 2 g antes das refeições.

Gripes e resfriados: fazer a decocção de 3 partes de gengibre, 3 partes de canela e 1 parte de cravo, todos em pó. Colocar em água e ferver por 5 a 10 minutos. Tomar 1 xícara de 4/4 horas.

Powered By Blogger