terça-feira, 24 de abril de 2007

quando as crianças não pagavam bilhete

Cheguei ao cais e a lancha estava mesmo ali, à minha espera, não fora premeditado, mas vinha mesmo a calhar, e fiquei vendo as pessoas a entrarem e a despedirem-se umas das outras, até breve, bom fim de semana, volta depressa, umas riem e outras choram, cheias de sacos, malas e merendas, e se eu entrasse também, o arrás certamente não iria dizer nada, era só para visitar, porque não, e assim foi, entrei e deixei-me ficar, como quem nada quer, uma distracção, um esquecimento. Quem é? Ninguém sabe dizer a quem pertence. Esta menina, está perdida, sozinha e agora, a lancha já vai no mar alto, e eu, respiro de alivio, escapei.. Mas, não escapei coisa nenhuma, daí vem o interrogatório, quem és, donde vens, quem são teus pais, tens bilhete, para onde vais, quem te deixou aqui? Tantas perguntas e nada de respostas. Há, que pôr a cabeça a funcionar, ser rápida, uma mentirinha, uma a mais, outra menos, já não faz diferença e enrolo-me nas minhas justificações, inventadas na hora, ora vou ter com uns primos, quando chegar vão estar a minha espera, lá no cais, a senhora vai ver como é verdade, a minha mãe deixou-me ali, tinha pressa, ia trabalhar, ela depois vai lá ter, mas eles estão a minha espera...vai ver.. Ai piquena, nã tens fome, olha que são muitas horas de viage e o mare fica brave lá para o lades da travessa? A travessa e o que é isso a travessa?? E a senhora embrulhada em sacos e merendas dá-me de comer, tremoços, pão com queijo, e a lancha lá vai, o mar não está muito bravo, mas e a travessa? Passam-se duas horas ou três, quando se é criança a noção de tempo ou é grande ou pequena, mas ali quanto mais o tempo se alongasse, melhor seria, não se vê a travessa, mas sente-se, as águas começam a movimentar-se com mais força, e as vagas começam a ser maiores, e começam as perguntas, tens mede, e enjoes? e eu nada, eu tenho cá medo e enjoos nem sei o que isso é.... os lancheiros descem as lonas laterais da lancha e amarram-nas nas bordas, e o mar num vai vem cada vez mais furioso e a lancha a tchap tchap nas vagas, podem ir até dois metros e meio de altura, chegam a cobrir os barcos completamente. Agarro-me ao meu tesouro, uma bolsinha azul turquesa, lá dentro tem algo que tento esconder para que ninguém veja, vou ter de atirar ao golfinhos, mas não posso fazê-lo, estou a ser vigiada, não vale a pena despertar desconfianças......... Continua....

8 comentários:

pin gente disse...

que bonito!

fico à espera da continuação...

beijinhos

Anónimo disse...

adoro golfinhos, sempre tive vontade de afagar um... nunca o fiz...

pin gente disse...

Oh tufa! este comment foi mesmo tau no meu...

Anónimo disse...

não tinha visto ninguém no pedaço... estava olhando para os golfinhos... pensando em afagá-los... a virtualidade tem destas coisas

Noz Moscada disse...

pois estou vendo, tufa tau e pingente's
bjs

Burlesconi disse...

Olá!
Vim ver se já tinha começado a 2.ª parte...
Volto mais tarde.

tufa tau disse...

agora as crinaças já pagam bilhete, quanto mais não seja meio.

Noz Moscada disse...

pois olha, eu fartei-me de andar de autocarro de borla, aliás, estava sempre de viagem.....nem que fosse a correr......

beijos
burlesconi, agora já podes ler o resto da história.
obrigada pela visita
beijos

Noz moscada e Canela

Noz Moscada Parte utilizada: sementes

Sabor: Picante e quente Estimulante, digestivo, em doses elevadas é narcótico.

A flor da noz moscada é afrodisíaca e pode ser usada em casos de impotência.

Indicada na má absorção, dor abdominal, diarréia, gases, insônia. É um dos melhores medicamentos para acalmar a mente.

Receitinha Pele manchada e espinhas: fazer uma pasta misturando açafrão, noz moscada e leite.

Canela Parte utilizada: casca

Sabor: Picante, doce, quente.

Eficaz para fortalecer e harmonizar o fluxo sanguíneo. Indicada na inapetência, náuseas e vômitos. É diurética e estimulante do sistema nervoso.

Receitinhas Flatulência e má digestão: misturar gengibre seco, casca de canela e cardamomo em pó e triturar. Ingerir 1 a 2 g antes das refeições.

Gripes e resfriados: fazer a decocção de 3 partes de gengibre, 3 partes de canela e 1 parte de cravo, todos em pó. Colocar em água e ferver por 5 a 10 minutos. Tomar 1 xícara de 4/4 horas.

Powered By Blogger